Há algumas semanas assisti uma reportagem com uma notícia que estou tentando entender até agora. O CEU (Centro Educacional Unificado) do bairro Jardim Romano foi invadido por vândalos no meio da madrugada e foi depredado. Não estamos falando de qualquer escola, mas sim de uma unidade com instalações de primeiro mundo, com capacidade para mais de mil vagas entre crianças e jovens, além de espaços como teatro, piscina, quadras e bibliotecas que podem ser utilizadas por toda a comunidade. As imagens eram terríveis. Colchões utilizados em aulas de educação física jogados na piscina e rasgados, o teto e paredes pintados com tintas utilizadas em aulas de arte, poltronas do teatro queimadas, armários arrebentados e materiais destruidos, livros, diários de classe, cozinha com comida espalhada por todo lado, computadores quebrados. Agora, fico me perguntando o que levou alguém a cometer tal "assassinato" com a Educação, a falta de consciência da importância de uma instituição de tal porte como esse. Em São Paulo existem mais de 40 estruturas como essa, sendo escolas de primeiro mundo para crianças que vivem em situação de terceiro mundo. Até agora ninguém foi pego nem denunciado pelo que fez, enquanto isso, nosso dinheiro será gasto para repor tudo aquilo que foi destruido simplesmente pela maldade.
Não sei o que acontece com esse país, onde as pessoas tratam o que é público como se não fosse de ninguém, quando não é verdade. Para construir uma estrutura como essa são gastos milhões de reais, que saem do bolso de todos nós. -"Ah... mas eu não pago imposto"! Não seja imbecil ao ponto de achar que os outros pagam por você. Qualquer coisa que você compre está incluido carga tributária, e ainda reclama depois: -"Nossa... Como o feijão ta caro!" Pois é, e você nem sabe quanto está pagando de imposto por ele, sabe por quê? Porque sua educação não permite, seu conhecimento é deficiente. Sabe como isso vai mudar? Com o aprendizado na escola, que por sinal é depredada. -"Em escola de rico isso não acontece..." Por que será?
O mês que vem as aulas recomeçam. Os filhos dos ricos irão para suas escolas tão bem equipadas quanto essa, porém, já os filhos dessas pessoas que moram na região da escola destruida...
Lu Mounier
Nenhum comentário:
Postar um comentário