segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O deboche da Arte

Há algumas semanas, caminhando pela Avenida Paulista esse artista de rua chamou-me atenção. A forma com que ele apresentava sua arte, a preocupação com o cenário, lembrou-me os artistas de rua da Europa. Mas enquanto eu o assistia, observava o comportamento das pessoas que por ali passavam. Infelizmente, por não entenderem seu trabalho, as pessoas debochavam do rídículo do ator, porque não possuem repertório cultural para saber identificar a arte e diferencia-la.

Casais passavam e riam. Duas crianças também passam no vídeo e param para olhar, e ao invés do pai explicar as duas sobre a arte, apressa as meninas que curiosas caminham rápido. Enfim, são em momentos como esses que vemos o quanto nossa sociedade é deficiente culturalmente, onde as pessoas não são habituadas a apreciar a arte. O engraçado é que são essas mesmas pessoas que reclamam do Brasil, indignadas com um "país" que não oferece tantas oportunidades e espaços culturais.

Pensando pelo lado mercadológico, alguém em sã consciência abriria um espaço pouco procurado pelo público? Pois é, para que mais teatros se as pessoas não vão? Para que museus se as pessoas acham chato? E é pensando assim que continuamos na mesma. Essas pessoas que reclamam de tudo e da falta de... são pessoas que nunca reservaram um final de semana para rodar o Centro de São Paulo e prestar atenção nas construções que existem lá, nos espaços históricos, nos centros de cultura.

A arte tem um papel muito importante em uma sociedade, porque te faz refletir, expor sentimentos. Através da arte as pessoas desenvolvem também senso crítico, tornam-se mais felizes, mais livres.

Não adianta vir com desculpa de que um passeio cultural é caro porque não é verdade. Um cinema custa em média R$ 20,00, o mesmo preço de uma peça de teatro com grandes nomes no elenco. Além disso, existem muitos espaços (Em São Paulo) que podem ser visitados de graça, como os centros de cultura dos bancos, parques, museus.

Ditado árabe: "Quem quer fazer algo encontra um meio, quem não quer, encontra uma desculpa."

Dica de site: www.catracalivre.com.br

Nenhum comentário: