sábado, 24 de novembro de 2007

A crítica construtiva

Quantas vezes você já recebeu uma crítica construtiva? E dessas, quantas você tirou proveito? Eu nunca entendi muito bem qual o fundamento de uma crítica construtiva, muito menos encontrar algo de positivo nelas.
Imagine você chegando em casa feliz da vida, todo produzido para ir a um jantar com seu namorado comemorar um ano de namoro. Ao te ver, seu amigo começa a dizer que aquela roupa não está muito propícia para a ocasião, o perfume está muito forte, o sapato é brega e o cabelo horrível. Para finalizar, seu amigo diz que foi uma crítica construtiva.
No mínimo ele é um invejoso que só estava a fim de te derrubar, pois se quisesse lhe ajudar em algo, faria sugestões, apontaria outras alternativas para te ajudar. Esse negócio de crítica construtiva é uma máscara que as pessoas usam para falar mal de alguém de uma forma "bonita", amena, sem ofender (isso é o que elas pensam), mas já ofendendo. Alguma vez você já ouviu dizer que uma ponte, prédio, casa foi construída com críticas?
Quando você acessa um site, em alguns deles existem as opções:
-Reclamação
-Crítica
-Sugestão
-Elogio

-Dúvida
Até então, nunca vi nenhum campo denominado CRÍTICA CONSTRUTIVA. Pode ser que tenham esquecido de inserir, ou então eu não dei a sorte de encontrar um até agora. Crítica é crítica, e elas são feitas para apontar pontos ruins que não agradam a alguém, ou seja, não constroem nada. Pode ser que após uma crítica, você mude algumas coisas, melhore outras, para que agrade a maioria de um determinado grupo, porém, criticar não é a solução.
Falando nisso... Você já se olhou no espelho hoje? Sua cara me parece meio estranha, olho sujo, credo!... Ops... Desculpe, foi uma crítica construtiva!

3 comentários:

- Mário Daniel - disse...

Migo, vc disse tudo viu!!! Eu tbnm nunca fui de acreditar q existe esse lance d "Critica Construtiva", se é p melhorar em alguma coisa, bom, nada melhor como um elogio, acompanhado de uma opiniao. E claro, esquecer de falar o "más", pois estraga tudo, ao inves de um elogo fica uma bajulação acompanhado de uma critica!
Doro vc!!!

Anônimo disse...

Oi Lu, realmente essa história de critica construtiva é pura enganação!
Coisa de quem não tem coragem de falar na cara dura.
Amore como sempre arrasando parabéns mais uma vez!
Beijossssssssssssssssss

Unknown disse...

Lu e o Jonatas, meu preciso falar urgente com vc que dificil achar algo de vc me ligar urgente 9998 - 1963 ou me add no msn jonatasmib@hotmail.com