segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A Educação "Num país de todos"

Em alguns (Que não são poucos) países, brasileiros são vistos como sem educação, baderneiros, festeiros e malvindos. Será que tudo que dizem sobre nós é verdade?

Depois que comecei a trabalhar diretamente com público comecei a ter certas opiniões, irritações, determinadas observações. Atualmente, pertencemos a um país que vem se tornando destaque no mundo inteiro, não só pelo Biocombustível, mas também pela força econômica que domina no momento, passando quase ileso pela crise que abalou as mais ricas e estáveis economias do mundo.
Voltando ao assunto, certo dia demonstrava um produto a um cliente, quando reclamou:

-Como assim esse produto não está a venda? Pra que expõe, então?

Difícil foi faze-la compreender que a loja tratava-se de um Show Room, ou seja, somente estavam para apresentar a tecnologia da empresa, como um teste de mercado para consultar a aceitação regional. Depois de repetir 5 venzes acabei desistindo, e aquela senhora mal humorada saiu batendo o pé e me chingando, pois queria comprar aquela revolucionária máquina de lavar louças.
Pode ser que eu seja chato demais, mas minha mãe desde criança pegava no meu pé quanto ao comportamento fora de casa. Tocar em algo era quase que um crime. Eu deveria perguntar e ver com os olhos, e pegar em algo somente quando me permitido. Seria tão bom se todos pensassem assim...
Enquanto demonstrava o sistema de telefonia viia protocolo IP para um rapaz, sua esposa passeava com seu filho no colo pela área de escritórios (Isso depois dele já ter mexido na loja toda). Aproximou-se do leitor de íris, e seu filho, estando em seu colo, começou a tocar no equipamento. Observei de longe, já prevendo o que ia acontecer. Ela via tudo, porém, nada fazia. Logo o equipamento começou a disparar, pois seu filho arrancou a parte frontal do sistema de segurança. A mulher procurou-me e disse que seu filho sem querer esbarrou no aparelho que começou a soar. Mentira! Eu a vi deixando aquele garotinho bagunçar. Assim que arrumei o aparelho, ela deu um beijo no garoto e o consolou, pois o "pobresinho" ficou assustado. Ai de mim se tivesse feito isso.
Mas atitudes como essas são mais comuns do que eu pensava. Pessoas que deitam no sofá, pegam os controles dos televisores querendo trocar a programação (Detalhe: os produtos possuem diferentes tecnologias e ninguém sabe mexer). Não imagino que pessoas como essas façam algo diferente quando saem do país, pois é, porque por incrível que pareça, o público que frequenta a loja é AB.
Cada cidadão é representante de seu país, cujo leva a imagem da nação conforme seus pensamentos, atitudes e comportamentos. Sabemos que o que dizem, em partes é verdade. Os pais estão perdendo sua autoridade perante os filhos, onde crianças crescem sem limites, tornando adolescentes insuportáveis e violentos, adultos arrogantes e achando que tudo no mundo é compravel com dinheiro.
Espero que isso seja apenas uma fase, que logo passará, e aí sim poderemos ser exemplo ao mundo, bem vindos e tratados como merecemos ser tratados.

5 comentários:

Unknown disse...

Sem comentários né. Vc é e sempre será meu ídolo e meu pupílo. Jóia rara que encontrei por ai sem saber que seriamos uma dupla infalível, hahahahahahah.
Dizer que vc é o melhor seria bobagem, pois vc pra mim é mais que o melhor, vc é THE BEST.
Te amo e desejo que seu futuro seja mais que brilhante, beijos Luciana Martins

anderson henrique disse...

Oi Lu
atraves deste comentario venho me esperessar o grandiozo afeto e carinho que tenho por vc valeu e muito sucesso para vc pois vc tem muito sucesso e potencial para continuar fazendo oque vc sempre fez de bom que é escolher pois gostei muito de seu livro!! Parabens!!!

Anônimo disse...

oi luh
parabens pelo seu livro vc eh o melhor dos melhores
to emocionada até agora com a historia do bader... vc foi perfeito qnd escreveu ele, e olha q sou hetero
bjao e boa sorte nessa vida de escritor
day

Anônimo disse...

oi Lu!!
venho lhe parabenizar pela grande história que tive o privilégio de ler. Sou professor universitário e costumo ler bastante, mas acredite, de todos os livros que já li, o seu posso colocar como sendo o primeiro da lista de melhores livros dos quais conheci. Vc merece o mundo, pois todos devem ler sua obra para refletir mais sobre a vida. UM ESTRANHO DENTRO DE MIM é perfeito, sem palavras.

Anselmo Jessy

Anônimo disse...

Te descobri agora...essa semana...Mas de cara voce e realmente cativante.Otimo texto, mas o pior é qua algo dentro de mim nao sente que isso seja somente uma fase...Bem de todo modo esperemos que seja.
Estou lendo Um estranho dentro de mim, estou amando.Sucesso...
Seu blog está ótimo.