sábado, 31 de janeiro de 2009

O Brasil e a crise


Ultimamente ouvimos muito falar em Crise Mundial. O engraçado é que tempos atrás ouvimos falar em crise na Bolívia, crise na Argentina, e agora nos EUA. Se bem que a crise de agora é no "mundo", ou estou enganado? Vejamos... Tudo começou nos EUA, quando seus bancos receberam os calotes. A população norte americana está em decadência por não saber gastar, individando-se toda. Grandes empresas norte americanas começaram a falir, e o desemprego aumentando. Afinal, o que o mundo tem a ver com isso? Por que a crise americana tornou-se crise Mundial?
Americano é assim: O que é seu é meu, e o que é meu é meu. Mas claro que essa regra não se aplica aos problemas que o país sofre, encarregando-se de jogar a culpa no mundo e todos pagarem pelo fardo. Felizmente, a situação econômica do Brasil caminha bem, afetando nosso país muito pouco, se formos comparar os 20 países mais ricos do mundo, até o momento estamos quase ilesos. Como em todo lugar, sempre existe aquele imbecil que adora absorver o problema do outro, e se tratando de EUA, aparecem aqueles "baba-ovo" querendo que essa pobreza bata em nossa porta. Com isso, iniciam as especulações, que geram queda de bolsa, alta de dólar, empresas demitem, etc. Só o que eu não entendo é por que o dolar continua alto, já que o país está passando dificuldades, perdendo a credibilidade, consequentemente seu dinheiro deveria se desvalorizar, assim como aconteceu com o peso argentino. Claro que sempre vai haver aqueles não-americanos que vão dar sua vida pelos EUA (Não sei o que eles veem nesse país que eu ainda não vi), difícil é imaginar o papel inverso, caso o problema fosse aqui, e os norte americanos culpando vai saber quem, ou querendo comprar o país em troca da dívida.
Como dizia minha professora de Sociologia: Cada um com seus problemas.

Um comentário:

Anônimo disse...

luh vc tem razao cara
te adimiro demais