sexta-feira, 29 de julho de 2016

O QUE OLHOS NÃO VEEM - CAPITULO 12




Na segunda feira acordei ansioso, não vendo a hora de apresentar logo aquele trabalho e finalmente fechar aquele semestre. Depois de tomar café, peguei carona com minha mãe para ir à faculdade.
            Sempre quando eu ia com ela chegava mais cedo, e naquele dia não foi diferente. Por ser a última semana de aula, os alunos estavam afoitos, louco pelas férias de meio de ano, e eu, claro, não via a hora de poder viajar com o meu amorzinho.
            Ao entrar no elevador cruzei com a Bianca, que ao me ver exclamou:
-Bom dia, Rustom!
-Oi florzinha!
-Tempo maluco esse, né?
-É... Mas hoje está gostosinho...
-Finalmente!
            Ao sairmos do elevador, a Jéssica e a Amanda estavam paradas à porta no hall. Coloquei meu fone de ouvido para não ouvir qualquer provocação que elas viessem a fazer e passei direto, seguindo para a sala de aula.
            Sentei-me à carteira e fiquei aguardando o professor chegar, para assim começarem as apresentações dos trabalhos. Eu nem reparei em quem já estava na sala, e ao ver-me sentar-se mais à frente a Soraia mudou-se para uma carteira próxima à minha.
-Nossa!... Nem falou comigo...
                        Tirando o fone do ouvido, falei:
-Desculpa, o que você disse?
-Eu disse que você chegou e nem falou comigo...
-Ah... Eu estava distraído, nem vi quem estava na sala. Não foi por mal, miguxa.
-Tudo bem.
            Os alunos começaram a entrar na sala e tomarem seus lugares, e no meio do tumulto estava o professor, zoando com a galera. Aquele professor não regulava muito bem das ideias, parecia um adolescente. Certa vez eu o vi sentado na sala dos professores, sozinho, olhando para o teto sem se mover, permanecendo naquela posição por longo tempo.
            Antes das apresentações começarem o Cauê entrou na sala, guiado pelo Emílio, que finalmente recebeu autorização permanente para entrar nas dependências da universidade, quase que um semestre inteiro enfrentando a burocracia.
-Bom dia, Tom!
-Bom dia, mozinhu.
-A aula já começou?
-Ainda não...
            Abrindo seu fichário a Soraia comentou:
-Ai... Não aguento mais ouvir falar de Platão, Ética, Moral...
-Soraia! Nem percebi que você estava ai...
-Oi Cauê! Estou sim...
-Não senti a fragrância do seu creme de baunilha...
-É que hoje passei outro...
-Ah! Por isso.
            Quando as apresentações iniciaram, deixei meu MP5 gravar o áudio para estudar depois, porque é sempre bom guardar matéria e informação para aperfeiçoar nossos estudos. Seríamos o quinto grupo a se apresentar, e aquela aula parecia uma eternidade, pois as horas não passavam e o calor em sala estava incomodando, mesmo estando ligados todos os ventiladores de parede.
            Enquanto o segundo grupo explicava o conteúdo de sua pesquisa, a Soraia levantou-se e deixou a sala, provavelmente para ir ao banheiro.
            Com o rosto virado de lado o Cauê falou sussurrando:
-Depois você faz uma cópia da explicação para mim, mô?  
            No mesmo tom, respondi:
-Tá bom.
            Às vezes o áudio não ficava muito bom para entendimento, isso acontecia quando o professor percorria a sala inteira ou quando todo mundo resolvia falar ao mesmo tempo. No decorrer da aula, percebi uns cochichos e risadinhas vindas da turma do fundo. Algo de perverso eles estavam tramando e não demoraria muito para perceber o tamanho da maldade.
            Quando a Soraia voltou à sala, o silêncio se fez presente enquanto fechava à porta. No momento em que ela sentou-se à cadeira, todo mundo levantou-se, como se simulassem um forte impacto, seguida de uma gargalhada coletiva.
            A Soraia ficou arrasada. Também, pudera, o que aquelas pessoas estavam fazendo era uma tortura psicológica, a pior que existe. Naquele momento eu tive vontade de bater em todo mundo, com ódio daquelas pessoas malditas que se achavam perfeitas.
            Chorando, ela saiu da sala, e eu, indignado com o que fui obrigado a presenciar, corri atrás dela. Pessoas como aquelas não tinham coração. O que eu não entendia era como pessoas daquela índole poderiam defender alguém em um tribal, cobrar justiça se elas eram os primeiros a burlar, julgar, irem contra os princípios éticos da classe. Várias vezes eu os ouvi comentando sobre o que praticavam no dia a dia, como o suborno a policiais, brigas envolvendo agressões em transito. Será essa a nova geração de profissionais da classe média alta que terá o país?
            Encontrei a Soraia sentada ao degrau da escada, chorando, com suas mãos tapando seu rosto coberto de vergonha.
            Sentando-me ao seu lado, dei-lhe um abraço e disse:
-Sô... Não fique assim...
-Não é fácil... Passar por isso...
-Eu sei que não é, sou vítima de preconceito o tempo inteiro... Mas se eu mostrar que sou fraco e que isso me abala eles estarão se achando vencedores.
-Só Deus sabe o quanto eu sofro por ser assim...
-Tudo na vida tem um motivo, e nada acontece por acaso. Use essa experiência dolorosa para que seu futuro tenha valor pelas dificuldades que você passou.
            Limpando suas lágrimas ela disse:
-Sabe que... Você é o primeiro Emo que eu vejo que não apanha da vida calado, não chora fácil e nem se corta quando está triste.
-Não é só porque sou Emo que devo fazer tudo que a maioria deles fazem. Eu me sinto bem ouvindo as músicas, usando as roupas, a balada, mas não preciso aderir a uma personalidade coletiva... Eu tenho a minha...
-Quando eu ia pra balada, ninguém olhava pra mim... Só porque sou gorda.
-Você é linda!... Agora tem o Kico que te quis do jeito que você é...
-Sim... Ele é o melhor namorado do mundo!
-Sabe que o Cauê me ensinou muitas coisas, e uma delas é ver o mundo com os olhos do coração. Você, Soraia, é a melhor amiga que alguém pode ter, e se eles não te têm é porque não merecem.
-Estou sem palavras, Tom...
-Não precisa dizer nada.
-Escreve o que eu tô dizendo... Eu ainda serei uma Miss...
-Com certeza!
            Demos um abraço gostoso, em seguida falei:
-Agora erga essa cabeça e mostre a todos que você é muito mais do que eles imaginam.
-Pode deixar.
-Vamos pra sala, porque ainda temos que apresentar nosso trabalho, e eu quero ver você arrasando...
-Tudo bem.
            Ao voltarmos para a sala de aula, nosso grupo já estava se preparando para iniciar a apresentação. Após um profundo suspiro a Soraia começou, dando um show de inteligência e força, mostrando a todos que piada alguma abalaria sua vida, nunca mais. Confesso que todos nos saímos muito bem, e pela cara do professor, nossa nota não seria inferior a oito.
            Na hora do intervalo combinamos de descer para comer algo, pois todos os três já haviam se apresentado. Enquanto ajudava o Cauê a se levantar, notei que a Bianca aproximava-se de nós:
-Soraia... Será que eu poderia falar com você?
-Por favor, seja breve.
-Eu quero pedir desculpa por ter participado dessa brincadeira...
-De mau gosto, por sinal.
-Eu não sabia que te faria tão mal...
-Tudo bem... Vamos esquecer as mágoas.
-Obrigada!
            Assim que a Bianca deixou à sala a Soraia comentou:
-Nem sei por que a desculpei.
-Você deixou o coração falar?
-Pois é... Sou boa demais.
-Está explicado... Você fez a coisa certa.
-Fiz?
-Claro... Somente os nobres são capazes de desculpar. Se seu coração sentiu que ela estava sendo sincera, não tinha motivos para que não fizesse.
-É...
            Caminhávamos em direção à porta quando dois rapazes apareceram, e um deles perguntou à Soraia em voz alta:
-O Leandro veio hoje?
-Veio...
-Valeu.
            Nesse momento o Cauê apertou-me o braço com força, demonstrando certo temor. Preocupado perguntei:
-Está tudo bem, mozinho?
            Trêmulo ele respondeu:
-Essa voz...
-O que tem?
-Foi ele, Tom.
-O que ele fez?
-Ele foi um dos que me jogou na piscina no primeiro dia de aula...
-Você tem certeza?
-Tenho... Eu jamais esqueceria essa voz.
-Preciso descobrir de que sala ele é... Se ao menos eu soubesse seu nome...
            Apertando o botão do elevador a Soraia falou:
-Ele é o Cristiano, amigo do irmão do Leandro...
-Ah!... Aquele que eles estavam comentando na casa da Jéssica...
-É...
-Vamos até a coordenação agora.
            Tirando seus óculos, a Soraia questionou:
-Fazer o quê?
-Agora nós temos como prestar queixa contra os criminosos que quase mataram o amor da minha vida, pois sabemos quem foi.
-Mas o Cauê só reconheceu um.
-Não importa... Ele não vai querer pagar sozinho e vai dizer o nome dos comparsas...
            Amedrontado, o Cauê não largava meu braço. As portas do elevador se fecharam, e com a voz embargada o Cauê falou:
-Tom... Por favor, não deixe que me machuquem...
-Ninguém vai te machucar... Estou aqui para te defender e proteger de tudo e de todos. Você confia em mim?
-Confio.
            Ao chegarmos à coordenação, pedi para falar com a Gabriela, responsável pelo curso de Direito naquele dia. Pouco tempo depois ela recebeu-me em sua sala. Claro que fui bem recebido, porque eles já sabiam do que eu era capaz, não medindo esforços para defender o que era meu.


Nenhum comentário: