segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O QUE OLHOS NÃO VEEM - CAPITULO 13



Apagando seu cigarro, a Gabriela pediu para que eu me sentasse, abrindo um chiclete logo em seguida. Enquanto isso o Cauê e a Soraia aguardavam por mim na recepção. Embora eu convivesse com pessoas que fumassem, nunca senti vontade de provar ou utilizar qualquer droga para poder me divertir. É engraçado como o ser humano nunca está satisfeito com o que tem. Várias vezes eu pedia para que meu pai não fumasse perto de mim, pois a fumaça fazia-me mal, e ele, ao invés de se preocupar comigo, só faltava me bater porque eu estava falando alguma coisa.
            Tirando uns papéis de cima de sua mesa a Gabriela perguntou:
-Em que posso ajudar você, Rustom?
-Bem, o Cauê reconheceu um dos garotos que o empurraram na piscina no dia do trote.
-Reconheceu?
-Sim... Agora já podemos fazer a denúncia...
-Certamente... Mas eu preciso que ele relate tudo detalhadamente como aconteceu.
-Ele está lá na recepção...
-Sim, mas hoje não vai ser possível.
-Por quê?
-Porque precisamos da presença do reitor, só que ele estará aqui amanhã apenas.
-Certo...
-Vamos marcar para amanhã então?
-Claro!
-Então tá bom, Rustom.
-Com licença...
            Eu abria à porta quando ela chamou-me atenção:
-Rustom...
-Oi?
-Você sabe quem é o garoto que o Cauê reconheceu?
-Sim... É o Cristiano do terceiro A.
            Dessa vez a Gabriela aceitou minha queixa sem contestar, pois já sabia que eu provaria tudo que havia dito, como fiz no caso da Jéssica. Aliviado, não via a hora de pôr aquele cretino na cadeia, e fazê-lo pagar pelo mal que provocou na vida do meu amor.
            Passando pela recepção, avistei o Cauê e a Soraia sentados ao banco conversando com aquela recepcionista tonta. Ao aproximar-me deles, disse:
-Soraia... Você acompanhar o Cauê...
            Levantando-se o Cauê perguntou:
-Por que, amor?
-Porque eu não poderei.
            Preocupada ela quis saber:
-O que aconteceu, Tom?
-Nada demais... É que esqueci de tirar uma dúvida com o professor...
-Ah...
-Depois nos falamos.
-Tchau, amor!
-Tchau!
            Peguei o elevador e fui até o quinto andar, onde os alunos do terceiro ano tinham aula. Embora o tempo da prova já tivesse esgotado, parte dos alunos ainda estavam em sala, porém, o único que me interessava era o Cristiano.
            Ao entrar na sala, me dirigi até ele e em poucas palavras falei:
-Quero falar com você.
            Com um ar de deboche e pose de superioridade ele questionou:
-Comigo?
-É.
-Tá... Fala?
-Acho que você não vai gostar se eu disser na frente de todo mundo.
            Levantando da carteira e pegando seus livros ele disse:
-Tudo bem. Para onde você quer ir?
-Me acompanha.
            Descemos até o térreo, em seguida seguimos para o prédio de Educação Física, onde havia as piscinas. Descemos à escada das arquibancadas em direção ao deck. O ambiente estava um pouco escuro, pois a única luz que tinha naquele momento era a que transpassava de fora pelas portas de vidro.
            Ao caminharmos, um eco soava. Curioso, ele parou de caminhar à beira da piscina e perguntou:
-Para que você me trouxe aqui?
            Olhando fundo em seus olhos, respondi:
-Esse lugar não te faz lembrar de nada?
-Não... Eu faço curso de Direito, e não de Educação Física.
-Então eu vou te dar uma ajuda...
            Nesse momento eu o empurrei dentro da piscina com livros e tudo. Furioso, ele começou a gritar:
-Você está louco, moleque?
-Será que agora você se lembra do dia quatorze de fevereiro?
            Calado, ele só me olhava. Aproximei-me da borda da piscina e disse:
-Não pense que você ficará impune pelo que fez. Amanhã sua ficha vai estar registrada na polícia, e um cidadão que se preze jamais em sã consciência irá contratar um criminoso para defende-lo... Sua vida profissional está acabada.
            Deixei ele lá, boiando, como se fosse um nada, da mesma forma como ele fez com o meu mozinho.
            Peguei um ônibus e segui para casa, com um alívio enorme na alma, além da satisfação de que a justiça seria feita. Ao chegar, subi correndo para o meu quarto e telefonei para a Jéssica para certificar-me que ela não estaria em casa:
-Alô?
-Por favor, eu quero falar com a Jéssica...
-No momento a dona Jéssica não se encontra.
-Que horas ela estará em casa?
-Olha... Hoje ela foi ao cabeleireiro... Eu acho que por volta das seis horas da tarde ela já esteja de volta...
-Entendi... Tem algum outro responsável pela casa?
-No momento não há ninguém. Deseja deixar algum recado?
-Não, não. Obrigado!
-De nada.
            Logo em seguida telefone para a Soraia. Quatro toques depois ela atendeu:
-Alô?
-Miguxa... Tá ocupada?
-Não... Acabei de sair do banho... O que aconteceu?
-Vou precisar da sua ajuda.
-Vai?
-Sim... Vai ser necessário alguma prova para incriminar aqueles bandidos.
-Ah... Se você quiser eu posso depor como testemunha...
-Não adianta, uma só não é suficiente.
-Então em que posso ajudar?
-Você lembra que no dia do trabalho na casa da Jéssica eles estavam comentando sobre o que eles já aprontaram?
-Uhum.
-Pois é, provavelmente ela deve ter as fotos e os vídeos no computador dela.
-E como você pretende consegui-las?
-Indo até lá.
-Quando?
-Agora.
-Mas agora ela não deve estar em casa...
-Por isso mesmo. Já liguei lá e falei com a empregada. A Jéssica foi ao cabeleireiro e deve voltar lá pelas seis horas... Vou te contar o que você deve fazer.
-Tudo bem.
            Após explicar o que ela deveria fazer, começamos a colocar em prática o meu plano. Tínhamos tudo para dar certo, e a Soraia, com seus dotes artísticos, sabia interpretar muito bem, graças às suas aulas de teatro, e isso nos ajudaria muito naquele dia.
            Assim que desliguei o telefone ela ligou para a Jéssica, pondo em prática o nosso plano:
-Alô?
-Jéssica? É Soraia...
-Fala?
-Desculpa estar te incomodando, mas é que eu perdi um dos cabos do meu notebook e o último lugar em que o usei foi naquele dia em sua casa...
-Tá... Você está achando que eu roubei o cabo do seu computador?
-Longe de mim pensar isso... O que eu quero dizer é que provavelmente ele deve ter caído pela sala.
-Tudo bem, se a empregada encontrar algo eu te aviso.
-Mas Jéssica... Eu estou precisando com urgência... Será que eu poderia ir até lá falar com ela?
-Não estou a fim de me aborrecer hoje... Vou ligar pra ela e dizer que você vai até lá...
-Obrigada!
-Tchau.
            Passei na casa da Soraia para buscá-la com o carro da minha mãe, para irmos até o apartamento da Jéssica tentar conseguir as provas que provavelmente ela guardava.
-Você trouxe o notebook, Sô?
-Está aqui.
-E os cabos?
-Também.
-Ótimo!
            Ao chegarmos, o porteiro pediu nossa identificação e após confirmar com a empregada fomos autorizados a subir. Enquanto a Soraia utilizou o elevador social, subi pelo acesso de serviço e fiquei aguardando por ela em frente à porta da cozinha, conforme havíamos combinado no caminho.
-Olá! A Jéssica disse que eu vinha...
-A sim... Dona Soraia?
-Isso!
-Por favor, entre.
-Obrigada!
-Olha... Eu olhei por toda parte da sala, mas não encontrei nenhum cabo solto.
-Jura?... Eu tinha certeza que havia perdido aqui...
-Se a senhora quiser eu posso procurar novamente...
-Vou ajudá-la, então, mas antes eu posso beber um copo d'água?
-Eu trago para a senhora.
-Não... Fique ai procurando que eu mesma pego, eu sei onde fica a cozinha, já sou de casa...
-Tudo bem.
            Enquanto a empregada permaneceu na sala, a Soraia foi até a cozinha, e abriu à porta de serviço para que eu entrasse. Logo depois ela voltou à sala, segurando na mão esquerda um copo com água pela metade. Com seu notebook embaixo do braço, esquivei-me pelos cantos para não ser visto e caminhei até o quarto da Jéssica. Ao encontrá-lo, fechei à porta para não chamar atenção e liguei seu computador. Procurei fazer tudo rapidamente, pois não dispunha de muito tempo pra tal façanha.
            Para minha sorte, seu computador não possuía senha para iniciar o sistema operacional.  Conectei o cabo nos dois equipamentos e iniciei a transferência de dados. O processo todo levou nove minutos, e eu já estava ficando desesperado.
            Depois de concluído, desliguei seu computador e o deixei da mesma forma como havia encontrado. Com cuidado, abri à porta do quarto e quando estava quase chegando à cozinha, percebi que alguém estava vindo em minha direção. Para tentar salvar minha pele a Soraia derrubou o copo que segurava ao chão, chamando à atenção da empregada com o barulho do vidro se quebrando.
-Oh meu Deus!
-O que houve, senhora?
-Ai como sou estabanada... Deixei cair o copo...
-Não tem problema, pode deixar que eu limpo. A senhora se machucou?
-Por sorte, não.
            Rapidamente atravessei a cozinha e saí pela porta de serviço, a mesma por onde havia entrado, enquanto o tumulto na sala concentrava as atenções. Peguei o elevador e desci até o térreo, telefonando para a Soraia logo em seguida para informar que ocorrera tudo bem.
-Bom, acho que não está aqui mesmo o cabo... Devo ter me enganado.
-Caso eu ache, peço para a dona Jéssica lhe entregar.
-Você me faria esse favor?
-Claro!
-Mas você é mesmo um amor. Muito obrigada!
-De nada!
            Encontramo-nos no hall do elevador para deixarmos o condomínio juntos e não levantar suspeitas no porteiro. Colocando seus óculos escuros ela perguntou:
-Deu certo?
-Sim.
-Ótimo!
-Você me assustou deixando aquele copo cair...
-Susto tive eu quando vi a empregada indo pro quarto.
-Essa foi por pouco.
-O que pretende fazer com isso agora?
-Preciso primeiro ver o que tem aqui...
-Então fique com o notebook, depois você me entrega.
-Posso?
-Claro!
            Deixei a Soraia em sua casa e logo depois segui para a minha, onde tratei imediatamente de checar tudo que havia conseguido e pudesse ser utilizado como prova para comprovar as maldades daquela gente.
            Após estacionar o carro na garagem de casa, entrei pela porta da cozinha e subi direto para meu quarto. Imediatamente comecei a vasculhar os arquivos, e não demorou muito para que as bizarrices começassem vir à tona.
            Vídeos, fotos, depoimentos, formas sarcásticas e perversas de divertimento. Em um dos mais de dez vídeos aparecia a Jéssica e a Amanda, rindo, tendo como fundo uma enorme janela. O clima parecia de uma festa, encontro de amigos, onde ambas brincavam de repórteres entrevistando algumas pessoas que lá estavam.

“-Já joguei muito ovo em muita vagabunda...”

            Gargalhadas eram ouvidas ao fundo.

“-Eu... Já coloquei fogo na mendigada da Sé... Já espanquei dois travesti...” - Disse um dos rapazes bêbado.
            A violência era praticada como diversão, compartilhada entre pessoas que nasceram, cresceram e receberam todo conforto e educação das melhores possíveis.    
            Das ocorrências em que os jovens da classe média alta estão envolvidos, as vítimas, em grande parte, pertencem à classes inferiores, homossexuais, negros, prostitutas, índios, entre outros.
            Contudo, não há como deixa de associar o preconceito às agressões. Grupos racistas, neonazistas, estão crescendo cada vez mais nas grandes cidades, tornando-se moda entre os jovens da classe média alta, inspirados em grupos norte-americanos principalmente e ingleses. No Brasil, a impunidade contribui para que esses grupos cresçam cada vez mais e disseminem seu ódio gratuito diante de uma população diversificada, proveniente de várias etnias.
            Pouco tempo depois a Soraia entrou na internet e começamos a conversar:

/// Srtº Tom \\\  diz: so...

tInA  diz: oi tom!!!!!

/// Srtº Tom \\\  diz: miguxa... a koisa eh peor du ke a genti penxavah...

tInA  diz: pq?

/// Srtº Tom \\\  diz: ixtou assuxtadu cum tanta maudadi...

tInA  diz: bem... vindo da jessica e do ciclo de amizades dela naum me surpreende...

/// Srtº Tom \\\  diz: naum sei u q leva alguem a agir dexa forma... vo ti mandah u vidioOo

tInA  diz: ta baum

            No outro dia cheguei à faculdade ansioso para encontrar o Cauê e assim oficializarmos junto à coordenação a queixa crime. Sentei-me à carteira e logo em seguida a Soraia chegou, e com uma boa expressão facial ela exclamou:
-Bom dia, Tom!
-Bom dia!... Uau... O que aconteceu pra você estar toda animada assim?
-Segui o seu conselho e ontem consultei um endocrinologista...
-Que legal!
-É... Ele me passou uma dieta e hoje eu já comecei...
-Você vai superar isso bem rápido, e assim calar a boca de todo mundo que te colocou pra baixo.
-Semana que vem vou ao psicólogo com minha mãe.
-E como está a relação entre vocês duas?
-Perfeita! Minha mãe agora está mais próxima de mim... A gente tem conversado bastante, até fizemos compras juntas domingo no shopping...
-Sério?
-É... E o Kico foi junto.
-Você já o apresentou como seu namorado?
-Já... E minha mãe adorou ele.
            Nesse momento o Cauê chegou, porém, sem a companhia do Emílio. Caminhando com o auxilio de sua vareta ele aproximou-se de nós exclamando:
-Bom dia!
-Bom dia!
            Levantei-me da cadeira e falei:
-Podemos ir então?
            Tirando a caixa de óculos de sua bolsa a Soraia perguntou:
-Ir aonde, Tom?
-Na coordenação falar com o reitor...
            Parado à minha frente o Cauê falou:
-Tom... Acho melhor deixarmos essa história pra lá...
            Levantando-se da cadeira a Soraia disse:
-Eu quero ir com vocês.
-Então vamos.
            Percebi que o Cauê estava meio estranho, mas não questionei os motivos, preferi deixar para depois.
            Ao chegarmos à coordenação, a Gabriela já esperava por nós, acompanhada do reitor que nos recebeu com um aperto de mão.
-Bom dia!
-Bom dia!
-Sentem-se, por favor...
            Segurando uma caneta na mão a Gabriela falou:
-Eu expliquei ao professor Wilson tudo que vocês me relataram.
            Com uma folha de papel à mão ele perguntou ao Cauê:
-Então você confirma com toda certeza de que um dos participantes do trote contra você foi o Cristiano Soares do terceiro ano?
            Surpreendendo a todos, sua resposta foi direta:
-Não.
            Todos fomos pegos de surpresa. Confusa, a Gabriela perguntou novamente:
-Como não? Vocês disseram que tinham certeza de que ele havia participado...
-Eu me enganei... Desculpem, mas eu preciso voltar...
            Sem dizer mais nada ele se retirou da sala, deixando-me confuso e envergonhado perante todos que ali estavam presentes.
            Com uma expressão de ira a Gabriela falou debruçando sobre a mesa:
-Rustom, nós não estamos aqui de brincadeira, sabia?
-Eu não sei o que deu nele... O Cauê disse que tinha certeza de...
-Olha garoto, vocês dois mereciam ser convidados a se retirarem dessa instituição.
            Assustada, a Soraia falou:
-Ah gente... Mas também não é pra tanto, né?
            Olhando para ela o reitor falou:
-Nós já havíamos preparado toda a documentação de desligamento do aluno Cristiano Soares da instituição... E se já estivéssemos concluído?... Teríamos expulsado um inocente, acreditando na palavra de vocês.
            Calado, não respondi nada. Após um suspiro a Gabriela levantou-se da mesa, caminhou até um armário e pegou uma pasta. Ao volta para a mesa ela falou:
-Nós não temos alternativa se não suspender você e o Cauê.
-Suspender?
-Isso é o mínimo...
-Mas... Suspensão de quantos dias?
-Deveriam ser três dias, mas por estar no final do semestre, e haver aula somente até sexta feira,  vamos aplicar apenas um.
            Sem entender, a Soraia perguntou:
-Mas não era hoje o último dia de aula?
-Sim, mas vocês tiveram três dias sem aula no início do semestre, então elas serão repostas amanhã, quinta e sexta.
-Tudo bem.
            Olhei para a Soraia inconformado. Eu confiei no Cauê, e além do mais, ele havia afirmado com tanta convicção que eu não teria motivos pra duvidar.




Nenhum comentário: