quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O QUE OLHOS NÃO VEEM - CAPITULO 19



A pedido da minha mãe, acabamos voltando para o aeroporto, pois a chuva começara a cair novamente. Nem a TAM nem a Infraero passavam qualquer tipo de informação sobre as vítimas. Era uma angústia que não tinha fim, e como se não bastasse o desrespeito com os familiares, o descaso nos faziam sofrer ainda mais.
-Filho... Não acha melhor irmos para casa?
-Mãe... Cadê o meu Cauê?
-Eu... Não sei, filho...
            Deixei em seu colo.
-Mãe... Por que Deus faz isso com a gente?
-Faz o quê?
-Tira de nós quem amamos?
            Emocionada, ela tentou explicar:
-É... É porque o Cauê era um garoto muito especial, por isso Deus o chamou mais cedo pra perto dele.
-Eu tô sofrendo muito...
-Filho, vamos pra casa... Não irá adiantar muito ficarmos aqui...
-Eu só saio daqui quando souber se ele realmente embarcou naquele avião.
-Se você soubesse o quanto eu estou sofrendo vendo você nesse estado...
            Com o olhar perdido, falei:
-Mãe... Eu e o Cauê vamos pra praia na sexta-feira... Vou levá-lo para conhecer o mar. Ele vai adorar...
-Filho...
-Está sentindo essa brisa?
-Estou.
-É ele, mãe... É o Cauê me tocando... Como ele havia prometido no telefone...
            Acariciando meus cabelos ela começou a chorar, e como se voltasse à realidade, chorei, desesperado:
-Aonde ele foi?... Sumiu sem me dizer nada... Será que ele não sabe que estou com saudade? Ele não pode me deixar aqui esperando...
-Rustom, você não está bem, filho.
-Mãe... Ele prometeu que iria voltar... Cadê meu amorzinho?

"-Você está bem?
-Estou... Cadê o Emílio?
-Quem é Emílio?
-Meu cachorro."

"-Faça-me feliz, Tom?
-Como?
-Torne-me seu... Por completo."

            Já passava das onze e meia da noite quando a Justiça de Porto Alegre tentava uma medida para obrigar a TAM a liberar a lista de nomes dos passageiros do voo JJ 3054, mas foi somente às meia noite e meia que a TAM divulgou seu 4º comunicado em seu site, com uma lista parcial de passageiros e funcionários:

                                  “COMUNICADO TAM 4 

               Todos nós da TAM expressamos os mais profundos sentimentos aos familiares e amigos dos passageiros, funcionários e tripulantes da empresa que estavam no vôo número JJ 3054, acidentado hoje no aeroporto de Congonhas.

Até o momento os nomes confirmados a bordo do vôo JJ 3054 são:

AKIO IWASAKI
ANDREA ROTA SIECZKOWSKI
ANDREI FRANÇOIS MELLO
CARLOS GILBERTO ZANOTTO
CASSIO VIEIRA SERVULO DA CUNHA
CLOVE MENDONÇA JUNIOR

FABIOLA KO FREITAG (funcionário TAM)
MARCEL CASSAL VICENTIM (funcionário TAM)
MICHELLE SILVEIRA UNTERBERGER (funcionário TAM)
RICARDO KLEY SANTOS (funcionário TAM) 
VINICIUS COSTA COELHO (funcionário TAM)

           A TAM está com seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares ativado desde os primeiros momentos após o acidente e disponibilizou um número de chamadas gratuitas voltado para o atendimento aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo: 0800 117900.
               Qualquer outra informação relevante será comunicada imediatamente pela TAM.”  

            O sono vinha, mas a vontade de dormir não. Enquanto minha mãe falava com a Soraia pelo telefone, percebi pela sua expressão facial que logo não receberia boas notícias.
            Ao receber a confirmação através da minha mãe que o meu mozinho embarcou naquele voo, tive a certeza de que minha vida acabava ali.
-Tom...
-Oi?
-Humpf...
-Já divulgaram alguns nomes das vítimas...
            Comecei a chorar de soluçar, e olhando fundo em seus olhos questionei:
-Fala... Fala que ele não tava... Fala?
-Filho... Você precisa ser forte...
-Não... Não fala isso, mãe... Aonde foi o meu menino especial?
-Filho...
            Revoltado, gritei:
-Não é possível que Deus me tirou aquele que me deu sentido à vida... Nãooooooooooooooooooo... Como dói, meu Deus... Me leve com eleeeeeeeeeeeeeeeeeeeee... Me leve com você, Cauê... Eu não quero mais viver... Por quê? Por que você me deixou?

“-Alô?
-Alô... É o garoto dos meus sonhos que está falando?
-Sim... Dos seus sonhos mais reais!"

-Tom... Não fique assim... O céu ganhou mais um anjo, por isso que...
-Ah meu Deus!...Ele não pode ter me deixado...
-Calma, filho...
-Nãooooooooooooooooo... Diz que não é verdade... Diz que não é verdade...

"-Posso te contar um segredo, Tom?
-Pode!
-Pensei em você o final de semana inteiro."

"-Tom...
-Eu?
-Como é o vermelho?
-Bem... O vermelho é uma cor muito bonita, viva, chama atenção...
-É parecida com o verde?
-Hahaha... Não, o vermelho é uma cor muito mais quente, agressiva..."

-Eu queria muito poder dizer que...
-Não pode ser... Mãe... Nós vamos à praia... A gente combinou que nunca mais iríamos nos separar... Ele prometeu...

"-Você me promete uma coisa, Tom?
-O quê?
-Quando eu não estiver ao seu lado, você jamais me esquecerá?
-Mas por que isso?
-Promete?
-Só se você também me prometer...
-Eu prometo!"

“Assim não vale, Tom...
E por que não?
Porque você já conhece há mais tempo do que eu...
Hahaha... Isso é papo de quem está com medooooo...
Então me dê um beijo para me encorajar?”

-Filho...
-Ai meu peito... Ai...
-Rustom, calma...
-Deus... Cadê você agora que eu mais preciso?
            Suas palavras foram bloqueadas pela emoção que lhe apossou naquele momento. Todos os momentos em que passamos juntos vieram à tona, como um filme em minha memória. Seu sorriso iluminado, seu toque carinhoso, o beijo romântico, sua voz doce. Eu não me conformava em ter perdido aquele que um dia me ensinou que viver era a melhor coisa do mundo, e que não existe vida sem amor.
            No aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, familiares e amigos das vítimas receberam a divulgação parcial da lista de passageiros através de uma rádio, pois segundo funcionários da companhia TAM do aeroporto Salgado Filho, a empresa havia bloqueado o sistema por segurança, partindo de São Paulo o bloqueio.

“-Promete que vai me esperar?
-Pra sempre.
-Eu Emo você!”

“-Você me perdoa?
-Eu te amei desde a primeira vez que te conheci... A gente não perdoa um amor, apenas sente.”

            Foram filhos que perderam pais, mães que perderam filhos, maridos que perderam esposas, e todos com suas profundas feridas se perguntando: Até quando isso? Quantas pessoas mais serão necessárias perderem suas vidas para que os responsáveis pelo controle aéreo do país reveja nosso sistema?
            Dois dias se passaram e até aquele momento apenas 36 passageiros haviam sido identificados pelo Instituto Médico Legal. A empresa TAM informou que a capacidade da aeronave era de 174 passageiros e 11 tripulantes, sendo 185 no total, porém, houveram 187 mortes constatadas devido à presença de dois bebês de colo a bordo.
            Foram dias de angústia, sofrimento, tortura para todos aqueles parentes que aguardavam o corpo de seu familiar para poder enterrá-lo com dignidade, aliviando parte de um sofrimento eterno.



Nenhum comentário: