sábado, 20 de fevereiro de 2010

Hipocrisia x Religião

Enquanto escrevo meu novo livro, ouço meu pai e meu irmão conversarem sobre religião. Ambos discutem sobre vida após a morte, para onde o espírito vai, as consequências de suas ações em vida e punições no outro plano... Enquanto ouvia as perguntas do meu pai para o meu irmão, percebia sua preocupação com o "sofrimento" em outra vida, resultado de maldades praticadas na Terra. O engraçado era que as perguntas que fazia, eram justamente do seu modo de se comportar. "E se o cara for muito apegado numa coisa, o que acontece quando ele morre?" Entre outras perguntas. Ao final da conversa, criticava as pessoas que só pensam em matéria, gananciosas, e dizia que era a favor da bondade. Bondade? Uma pessoa que despreza a família e passa a vida mau humorada? Que faz de um automóvel o membro mais precioso da família? Que faz um escândalo com todos por R$ 0,20? Pois é, os dois, interessados na prática da religião, praticam exatamente as mesmas coisas e agem da mesma forma contrária ao que pregam. Chamam as pessoas de lixo, praticam maldades achando que são os mais espertos do mundo, querem levar vantagem em tudo, são vingativos, julgam o outro sem ao menos conhecer... Entre essas e outras, fico me perguntando: Pra que religião? Assim como outras pessoas, ambos usam a religião para um alívio de consciência, por um egoísmo de olhar apenas o seu humbigo, e não pensando na prática dos ensinamentos e doutrinas das mesmas para ajudar ao próximo. É como eles dois dizem... "Eu quero que todo mundo se foda!"

Nenhum comentário: